Quando se trata de saúde, poucas coisas são tão essenciais quanto uma boa noite de sono. No entanto, para muitas pessoas, o sono pode se tornar um desafio prejudicando sua qualidade de vida. Insônia, irritabilidade, indisposição são sintomas indicativos de distúrbios do sono, uma questão séria que merece atenção e cuidados adequados. Inclusive pode trazer consequências a médio e longo prazos, como hipertensão arterial, arritmias cardíacas, dificuldade de controlar o peso, a glicemia etc.
O que são distúrbios do sono?
Os distúrbios do sono são condições que afetam a qualidade, a duração e o padrão do sono de uma pessoa. Eles podem ser causados por uma variedade de fatores, incluindo problemas médicos, distúrbios psicológicos, estilo de vida, atividade prossional e até relacionados ao ambiente.
Quais os sintomas de distúrbios do sono?
- Dificuldade de iniciar ou manter o sono,
- Ronco excessivo,
- Sensação de engasgo ou falta de ar,
- Acordar com frequência durante a noite,
- Falta de concentração,
- Problemas na memória,
- Irritabilidade,
- Indisposição, dentre outros.
Como é feito o diagnóstico e tratamento dos distúrbios do sono?
Para entender completamente o que está acontecendo durante o seu sono, é necessário fazer uma história clínica detalhada, descrevendo o cotidiano da noite de sono e a repercussão no dia seguinte, as medicações que faz uso contínuo, a vida profissional e social; fazer um exame físico direcionado. Além disso existem exames especializados. A polissonografia é um exame que monitora suas atividades cerebrais, respiratórias, cardíacas e musculares durante o sono e fornece informações valiosas para diagnosticar distúrbios do sono, como apneia, paralisia do sono, síndrome das pernas inquietas, bruxismo entre outros. Uma vez diagnosticado é possível definir qual o tratamento mais adequado para o paciente.
Para Distúrbios como apneia do sono, dispositivos como o CPAP, aparelho intraoral podem ser prescritos para manter as vias aéreas abertas durante o sono. Para insônia, terapia cognitivo-comportamental e medicamentos podem ser recomendados. Além disso, fazer ajustes no estilo de vida, como manter um horário regular de sono e evitar substâncias estimulantes antes de dormir, podem ajudar a melhorar a qualidade do seu sono.
Não ignore os sinais que seu corpo está enviando. Se você está lutando para dormir ou experimentando problemas durante o sono, procure a ajuda de um médico. Com o diagnóstico correto e o tratamento adequado, é possível superar os distúrbios do sono e desfrutar de uma noite reparadora.